A fisioterapia musculo-esquelética vem evoluindo numa velocidade estonteante e a cada momento novas técnicas de condicionamento, prevenção e reabilitação tem sua eficácia comprovada cientificamente. O conhecimento da existência de tais técnicas é fundamental na hora de discutir junto ao seu fisioterapeuta, educador físico ou médico ortopedista, o caminho a tomar diante de uma lesão.

Aqui no FisioTrend você encontra numa linguagem menos técnica e mais acessível, as últimas tendências no campo da fisioterapia musculo-esquelética publicadas nos principais periódicos científicos nacionais e estrangeiros.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Luxação Acrômio-clavicular

Como primeiro estudo de caso escolhi uma lesão que sofri no ombro direito no início deste ano. Quando estava saindo do mar, uma onda projetou meu corpo de tal forma, que caí sobre o meu ombro, rompendo a articulação que liga a clavícula ao acrômio, uma estrutura óssea localizada na parte superior do ombro. Após pesquisar o assunto na literatura especilizada descobri que esta de lesão é muito comum no rugby e no judô devido aos impactos que estas modalidades impõe a esta região do corpo. Descobri também que no nível de gravidade da minha lesão (grau III), a cirurgia não deve ser a primeira opção, visto que, através de um bom progama de reabilitação, ficou comprovado que a fisioterapia proporciona melhores resultados, uma recuperação mais rápida e muito menos risco de futuras complicações. Existem inúmeras técnicas cirúrgicas para esta lesão descritas na literatura, o tempo de recuperação pós operatótio é mais extenso e a necessidade de uma nova cirurgia chega a 59% num período aproximado de 3 anos, taxa que cai para 6% no caso da fisioterapia. No entanto, nas luxações mais severas a cirurgia é o caminho indicado e a medicina ortopédica no Brasil é, sem sombra de dúvida, uma das mais capacitadas do mundo.

No meu caso o acesso a estas informações fez a diferença. Optei pela fisioterapia e dois meses e meio após a lesão, estou plenamente recuperado, sem dor e de volta a minha atividade esportiva, a canoagem havaiana, cujos movimentos exigem demais a articulação acrômio-clavicular.

A seguir explico o mecanismo de lesão e as diferenças entre os resultados proporcionados pela cirurgia e fisioterapia. Também detalho a conduta fisioterapeutica que eu segui baseado em diversos protocolos, aproveitando o melhor de cada um deles. Importante lembrar ser imprecindível que, independente da conduta adotada, esta deve ser indicada e acompanhada por um médico ortopedista ou fisioterapeuta. De preferência pelos dois, pois quando o caso é discutido por uma equipe multidisciplinar, diferentes pontos de vista e conhecimentos são abordados, enriquecendo bastante a decisão final. Mas essa é uma discussão que fica para outro post.





A articulação acrômio-clavicular é formada pela união da extremidade lateral da clavícula com o acrômio, uma estrutura óssea da escápula que se projeta sobre a região superior ombro. A estrutura que reforça essa articulação é composta pela cápsula articular e os ligamentos acrômio-claviculares, que fixam a clavícula ao acrômio e os ligamentos córaco-claviculares, que limitam a elevação da clavícula.

A luxação acrômio-clavicular ocorre quando há a perda de contato entre o acrômio e a clavícula e é geralmente provocada por uma queda ou choque sobre a parte superior e lateral do ombro. Com a força do impacto, o acrômio é deslocado contra a clavícula, sobrecarregando tanto a cápsula articular e os ligamentos acrômio-claviculares, quanto os ligamentos córaco-claviculares, podendo causar o seu estiramento ou ruptura completa.





A luxação acrômio clavicular possui vários níveis de severidade e sua classificação varia de acordo extensão de estiramento e rompimento da cápsula articular e dos ligamentos, assim como o grau de deslocamento de clavícula em relação ao acrômio.

Grau I - estiramento dos ligamentos sem deslocamento da clavícula.

Grau II - ruptura total da cápsula articular e dos ligamentos acrômio-claviculares, apresentando uma elevação moderada da clavícula.

Grau III - ruptura total da cápsula articular e dos ligamentos acrômio-claviculares e córaco-claviculares, com elevação mais acentuada da clavícula.

Grau IV - ruptura total da cápsula articular e de todos ligamentos com elevação e deslocamento posterior da clavícula.

Grau V - ruptura total da cápsula e dos ligamentos, porém nesse caso também ocorre a desinserção dos músculos deltóide e trapézio.

Grau VI - ruptura total da cápsula articular e de todos ligamentos com deslocamento ântero-inferior da clavícula sob os tendões do bíceps.




Em geral não há controvérsia quanto ao fato de as lesões grau I e II serem tratadas com fisioterapia e as grau IV, V e VI, através da intervenção cirúrgica. No entanto quando se trata do grau III, como foi meu caso, as diferenças de opnião entre os médicos fica bem clara. No Brasil, em uma pesquisa realizada com 478 médicos ortopedistas acerca da conduta adotada na lesão grau III, 4,2% afirmaram optar pela cirurgia, 15,1% pela fisioterapia e para 80,7% não há uma definição, sendo a atividade esportiva e a idade, os fatores que pesam na tomada de decisão. Por outro lado, um estudo com 80 pacientes realizado pela Universidade da Califórnia demonstrou que mesmo para atletas e trabalhadores que exigem maiores esforços dessa articulação, a fisioterapia proporciona melhores resultados.

Um outro estudo analisou 1172 casos de luxação acrômio-clavicular grau III, sendo 833 intervenções cirúrgicas e 339 tratamentos fisioterapeuticos com acompanhamento dos pacientes por um período aproximado de 3 a 4 anos após a lesão. Entre os pacientes operados, 59% precisaram de uma nova cirurgia e 3% apresentaram alguma deformidade. Já entre os pacientes submetidos a fisioterapia apenas 6% precisaram ser posteriormente submetidos a uma cirurgia, por outro lado, 37% apresentaram alguma deformidade sobre o ombro. A fisioterapia também apresentou melhores resultados quanto a amplitude de movimento (95% versus 86%) e quanto a força (92% versus 87%). Conclusão: A fisioterapia possui 21% mais de chances de um bom resultado e a cirurgia possui 7.4 vezes mais chances da necessidade uma nova intervenção cirúrgica. Estes dados demonstram que no caso de uma luxação acrômio-clavicular grau III, como foi a minha, a fisioterapia pode ser a melhor opção. Discuta esses dados com seu médico ortopedista e seu fisioterapeuta e cheguem juntos a uma conclusão.A seguir detalho o programa de reabilitação que segui e me proporcionou um resultado extremamente satisfatório.

No momento da lesão, não há dor, mas é possível observar uma movimentação anormal da clavícula sob a pele. Não se empolgue... nos minutos que seguem a musculatura vai se enrijecendo e uma dor fortíssima passa a se manifestar de forma aguda a qualquer movimento do ombro. Não existe opção A ou B. Peça que alguém o conduza imediatamente para um hospital, pronto socorro ou clínica especializada. Lá a sua lesão será diagnosticada, através do histórico do mecanismo de trauma, palpação das estruturas locais e da radiografia.

A seguir detalho a conduta terapêutica que desenvolvi baseado em um protocolo de reabilitação para luxação acrômio-clavicular grau III da Western Michigan University e outro do Oxford Radcliffe Hospitals, somando a estes alguns outros exercícios que achei pertinentes. Todo processo de reabilitação deve ser indicado e acompanhado por seu médico ortopedista e ou fisioterapeuta.

1ª semana – imobilização com tipoia. Um truque é colocar uma pequena almofada dentro da tipoia entre o braço. Este repouso é importante para a cicatrização tecidual e resolução do quadro inflamatório. O analgésico (Tylex) Codeína e o anti-inflamatório (Alginac) receitados pelo ortopedista também foram fundamentais para suportar a dor. Nesta fase a terapia LASER vai potencializar esses dois processos, mas não é todo consultório que possui este equipamento, devido ao seu alto custo.

2ª semana - imobilização com tipoia. A terapia LASER continua sendo um bom aliado no processo de cicatrização. O analgésico e o anti-inflamatório foram descontinuados conforme a dor diminuía.

3ª semana - a partir da segunda semana é possível iniciar pequenas mobilizações duas vezes ao dia. Ajude com o outro braço, como se estivesse segurando um bebê, elevando o braço lesionado para frente e para o lado. Execute duas séries com dez repetições para frente e para o lado, passando para três séries conforme sinta mais segurança. Evite elevar o braço acima de 90º. O exercício deve ser indolor. Se for necessário reduza o número de repetições e ou a amplitude de movimento.

4ª semana – inicie o alongamento com bastão, para frente, para o lado e para trás. Quem faz força é o braço saudável. O braço lesionado apenas segura o bastão e é alongado passivamente. A cada dia aumente um pouco a amplitude de movimento e, se não houver dor, pode chegar aos 180º acima da cabeça. Ao atingir a amplitude máxima mantenha a posição por 20 segundos. Execute duas sessões diárias com uma séries de dez repetições para cada direção, passando para três séries conforme sinta mais segurança. Apoiado com o braço saudável sobre uma mesa inicie o trabalho de pêndulo com braço lesionado, fazendo uma circunferência durante um minuto para cada sentido.

5ª semana – continue o alongamento com bastão e o pêndulo. Inicie os exercícios isométricos sem carga (atinge a posição e mantém). Para isso, trabalhe com a bola terapêutica na posição de super-homem, asa-delta e com os braços pra trás. Faça o mesmo em pé com os braços a 90º pra frente e para os lados. Faça duas sessões ao dia com três séries de três repetições, mantendo cada posição durante 5 a 10 segundos e a cada dia vá aumentando esse tempo sempre dentro de um limiar indolor. Se houver dor reduza o tempo de isometria.

6ª semana – inicie a isometria com carga 1 Kg e termine a semana com 2 Kg. Faça duas vezes ao dia com três séries de três repetições, mantendo cada posição por 5 a 10 segundos e a cada dia vá aumentando sempre dentro de um limiar indolor. Se houver dor reduza o tempo de isometria. Faça mobilização ativa do braço sem carga três vezes ao dia com três repetições de 10 para frente e para os lados em amplitude de 180º ou dentro do seu limiar indolor. Alongamento com bastão e pêndulo antes e depois dos exercícios. A hidroterapia também é um recurso fabuloso e trás grandes resultados na estabilidade e equilíbrio durante a readaptação da musculatura, mas deve ser prescrita por um fisioterapeuta especializado na técnica.

7ª semana – inicie a isometria com 3 Kg e termine a semana com 4 Kg. Faça duas vezes ao dia com três séries de três repetições, mantendo cada posição durante 5 a 10 segundos e a cada dia vá aumentando sempre dentro de um limiar indolor. Se houver dor reduza o tempo. Faça mobilização ativa do braço 3 vezes ao dia com três repetições de 10 para frente e para os lados em amplitude de 180º. Alongamento com bastão e pêndulo antes e depois dos exercícios. Hidroterapia.

8ª semana – inicie os exercícios isotônicos (atinge a posição e retorna sem intervalo entre as repetições) nas mesmas posições da isometria. Comece com 1 Kg duas vezes ao dia com três séries de cinco repetições em cada posição. Vá aumentando o peso e o número de repetições sempre dentro de um limiar indolor. Se tudo estiver bem, você pode terminar a semana com 3 Kg duas vezes ao dia com três séries de cinco a 10 repetições. Hidroterapia.

9ª semana - exercícios isotônicos nas mesmas posições. Utilize 4 Kg duas vezes ao dia com três séries de oito repetições. Inicie os trabalhos diagonais com o braço para frente e para trás com três séries de dez repetições num peso que esteja dentro do limiar indolor. Hidroterapia.

10ª semana - exercícios isotônicos nas mesmas posições. Utilize 5 Kg duas vezes ao dia com três séries de 10 repetições. Trabalhos diagonais com o braço para frente e para trás com três séries de dez repetições num peso que esteja dentro do limiar indolor. Hidroterapia e natação.

12ª semana – reabilitado e sem dor. Prossiga com os exercícios de resistência e hipertrofia. Uma musculatura bem trabalhada vai fazer o papel estabilizador dos ligamentos que se romperam. Hidroterapia e natação.

Dicas – Execute os exrecícios sempre dentro de um limiar indolor. No entanto é normal a região ficar um pouco dolorida após os exercícios, mas não pode durar mais que trinta minutos. Se houver dor durante os exercícios ou esta durar mais que trinta minutos após a execução dos mesmos, significa que você está se machucando. A inflamação pode voltar e se tronar um processo crônico. Volte um passo atrás no protocolo.

78 comentários:

  1. Excelente POST. Eu também sofri uma LAC - IV, fui submetido a uma cirurgia e atualmente retirei o fio Kirschner (após 6 semanas da cirurgia). O médico me receitou 10 seções de fisioterapia que devo iniciar daqui a 2 dias. Gostaria de saber como está a sua evolução e se atualmente já leva uma vida normal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Hernandes, desculpe a demora em responder seu comentário, mas por algum motivo não recebi um e-mail de notificação. Cara, posso te dizer que estou zerado! Valeu muito a pena não ter operado, mas no meu caso foi grau III, no seu realmente é recomendada a cirurgia na maioria dos casos. Mas esse lance de 10 sessões é um padrão que felizmente não afeta todos médicos. Fisioterapia, no nosso caso, é para o resto da vida! Mas não podemos encarar isso como um tratamento e sim uma atenção especial que teremos de dar à musculatura adjacente à lesão. Entenda-se por, músculos do manguito rotador mais trapézio, latíssimo do dorso e peitorais maior e menor. Esses músculos precisam estar condicionados para compensar a estabilidade que foi perdida com a ruptura da cápsula e dos ligamentos. E, por exemplo, quando fico 2 meses sem academia, já sinto o ombro mais instável o que resulta em insegurança na execução de minhas atividades esportivas. Mas após esse protocolo de reabilitação que postei acima, recomendo a realização de um treino funcional e não apenas aquela coisa quadrada de academia. Força aí na sua recuperação e depois me passa um feedback de como está indo! Abraço, Daniel Santos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sofri grau 3 tambem, sou praticando de academia e ciclista, a propósito foi em um acidente de bicicleta colisão com carro... alem de fraturar o punho sofri luxação do ombro. a deformidade no seu ombro permaneceu ?

      Excluir
  3. Sofri um acidente em 2008 e também tive esta fratura na clavícula em 3 lugares, mas estava proximo e os médicos acharam melhor não operar aquela época. Mas agora está no nível 5 e começou a dor um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Sofri uma luxação acromioclavicular grau III com fisioterapia tenhoa a possibilidade de não apresentar deformidade ? Os ligamentos depois de rompidos nunca mais se unem ? Consigo recuperar meus movimentos ? Pratico capoeira irá me prejudicar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,

      Estudos indicam que a única diferença da cirurgia para a fisioterapia na LAC Grau III é a pequena deformidade no local da lesão. Em mim essa deformidade é praticamente imperceptível.

      Fazendo a fisioterapia corretamente e no futuro musculação, seu ombro pode ficar até mais forte que antes da cirurgia. É tudo questão de empenho e muita paciência. Pois se exagerar antes de uma reabilitação bem feita, pode perder todo trabalho de fisioterapia e ter de começar do zero ou ir pra ciriurgia.


      Os ligamentos não se unem novamente, mas no local da lesão será formado um tecido fibroso cicatricial que irá ajudar na estabilidade da articulação.

      O fortalecimento dos músculos deltoides e trapézio, assim como todo manguito rotador terá o papel de suprir a ausência dos ligamentos rompidos. Porém isso só será alcançado com um trabalho de hipertrofia, que é o último passo da fisioterapia.

      Tem um paciente meu que passou pela cirurgia e hoje é um dos maiores remadores do mundo de travessia oceânica. Eu mesmo surfo, remo e pego onda.

      Espero que tenha ajudado,

      Uma boa reabilitação pra você e muito Axé na roda de capoeira!

      Abraço,

      Daniel

      Excluir
    2. Boa noite.
      Ótimo post.

      Há 15 dias sofri queda de moto e fui diagnosticado com LAC entre 2 e 3 no ombro esquerdo e tratamento conservador (fisioterapia).
      Iniciei a fisioterapia nesta semana e já sinto alguma melhora nos movimentos e força. Melhora pequena, é verdade. Mas qualquer melhora é um ganho, não é?!

      Minha preocupação era em relação ao percentual de recuperação, mas conseguiu me acalmar com os elevados percentuais apresentados no seu tratamento.

      Agora é exercitar a paciência. Algo que nunca tive, mas fui apresentado à ela pela LAC.

      Abraços

      Excluir
  5. Tive luxação acrômio clavicular a quatro meses, optei por não fazer cirurgia, pois, o medico disse que eu poderia decidir se queria ou não operar, estou fazendo fisioterapia a 3 meses, mas meu braço ainda não ergue totalmente está longe do normal, já estou ficando preocupado se realmente voltara ao normal, faço fisioterapia com fisioterapeuta 3 vezes por semana e todo dia faço em casa com a ajuda de uma roldana e uma corda. Será que é normal esta demora na recuperação?

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel,

    Cara adorei seu post pois você foi o único que relatou o que exatamente aconteceu comigo. No meu caso foi um acidente de moto o qual sinceramente tive muita sorte de ter somente essa luxação no ombro (III). Incrivel, pois, no dia não senti nada, só na manhâ seguinte percebi que o ombro doía. Eu e minha esposa fomos ao médico no hospital a qual ela trabalha. Bati uma chapa e foi muito triste para mim ver a lesão ali na minha frente. Pior foi quando o médico disse que a solução seria uma cirurgia. Minha esposa disse para procurarmos um outro profissional, ela lógico já tinha conhecimento de um outro e fomos. Ele de cara deu 1 mês de repouso com a tipoia e disse que após esse período sim seria prudente o tratamento fisioterápico. Ele veêmente, para o meu caso em particular, já que ele havia observado que a característica do meus ombros são assim digamos "Altos", não aconselhou a cirurgia. Deve se aguardar como o organismo ira reagir. Hoje inicia-se a 3ª semana de repouso, mas não sinto mais dor. Logico que não levanto o braço, pois ja sinto muita fraqueza, e ele aconselhou a não o fazer, mas percebo uma grande evolução e visualmente so há um pequeno calombo, que pra mim é quase imperceptivel. Penso que apos a fisio vou ficar muito bom e ja penso em dedicar a minha vida, na musculação, aos meus ombros. Po, desculpa pelo post extenso, mas agradeço muito a Deus pela minha recuperação e há voces que são uma luz para mim que estava me sentindo desamparado.

    Abç.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  7. Leonardo ,,, muito boa as suas explicações ! .... sou atleta de judo e tive o grau IV ... faz 1 semana e ainda nao decidi se vou operar ou nao ,,,, a principio estou tentando tratar sem operar ,, mas como os medicos me disseram o ideal é operar para nao ter problmeas futuros !! ,, agradeço pelo post e vou tentando com tipoia ,, analgesicos bolsa de gelo e movimentos bem leves.. qualquer dica para o meu caso eu agradeço ! gde abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel !! citei o Leonardo ao inves do seu nome ! desculpe , abçs

      Excluir
    2. Daniel....citei o Leonardo por engano ! Abçs

      Excluir
  8. Parabéns pelo texto, muito esclarecedor!
    Tenho algumas duvidas, vou colocar meu caso abaixo para ver se você pode me ajudar:
    Tive a lesão acromio clavicular grau III devido a um tombo de moto, errei um salto treinando em uma pista de motocross e cai batendo meu ombro esquerdo com muita força contra o chão.
    Fui a um especialista que me indicou o processo cirúrgico, tendo em vista que poderia sentir dores ao andar de moto e ao praticar alguns exercícios na academia.
    Estou na quinta semana pos cirurgia, senti uma melhora muito significativa em termos de aparência e dor. Venho executando os mesmos exercícios descritos acima por você na quarta semana.

    Duvida 1: Nao estou tratando com nenhum fisioterapeuta, você acredita que seja realmente necessário ter o acompanhamento de um especialista no meu caso, ou se apenas seguir a rotina descrita acima de exercícios consigo bons resultados?

    Duvida 2: O uso de fitas de Kinesio me traria bons resultados (ou seria apenas o efeito placebo)?

    Duvida 3: Durante a rotina terapêutica de exercícios de recuperação eu posso fazer exercícios para outros grupos musculares normalmente (claro que aqueles que nao forcem o acromio clavicular, e posso executar com o cotovelo "colado" ao corpo, bíceps triceps e alguns exercícios de costas), tendo em vista que pratico musculação regularmente a 4 anos?

    Desde ja, muito obrigado pelo texto e por sua atenção.

    ResponderExcluir
  9. Fiz luxação grau II 8 semanas de tipoia (tto conservador) não tive limitações de movimento e nenhum dor, ja iniciei tto fisioterapeutico estou na 8 sessão louca p voltar a malhar mas segundo minha fisio ainda nao estou pronta para tal pois tenho um dor moderada ao rodar o ombro interno e qdo faço a flexão do mesmo, trabalhamos ja com exercicios com peso de até 2kg, sera que ela ta certa?

    favor podem responder para super-dima@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  10. Tenho LAC grau 2 no direito e grau 3 no esquerdo, pratico musculação há 6 anos e esse ano inteiro venho sentido dor no ombros. Eu tenho uma dúvida quanto a recuperação da articulação, os ligamentos não se juntarão novamente?
    E meu ortopedista falou que eu nunca mais deveria realizar nenhum movimento com os braços acima de 90°, alias que ninguém deveria executar tais movimentos, você concorda com ele?
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  11. Óla ,estou com lac ...não sei ainda o grau ,pois o medico que tirou o RX não soube definir se 1,2 ou 3 ,por minha conta fui fazer uma ressonacia ,que sai o resultado essa semana ,faço musculação a 15 anos e nos ultimos 3 anos vinha sentindo uma dor fraca ,mais um incomodo quando fazia elevação lateral e outros exercicios ,talvez fosse inflamação no manguito por tanto tempo e não tratei ...resultou na lesão LAC ,Falo isso pq não tive nenhuma queda ...ou batida no ombro,talvez algum strees muscular nessa região ,to sem treinar musculação a 20 ...to meio perdido ,não sei se continuo treinando e fazendo fortalecimento dos musculos ao mesmo tempo, ou só faço fortalecimento pra depois começar a treinar ...se alguem puder ajudar fico grato

    ResponderExcluir
  12. Tive uma luxação no acromio clavicular grau II do ombro esquerdo a cerca de um mês, fui no médico onde fui consultado mais a única coisa que o Dr. fez foi me examinar e disse que não havia quebrado nada e me receitou um antiflamatório e mais um creme para eu massagear o local após fazer gelo, isso durante durante 7 dias. Bem, fiz isso, porém em nenhum momento imobilzei o braço. Devido eu ainda estar sentindo dores paguei um médico particular com 20 dias após a lesão e ele me solicitou uma ressonancia magnética. Gostaria de saber se realemtente é necessário que eu faça? Se eu imobilizar com uma tipóia e e depois tratar com fisioterapia resolve meu problema mesmo depois de um mês? Se puderem me ajudar agradeceria muito!

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Sofro com a falta de informação coerente a respeito do assunto LAC desde o dia 21/12/2012. Não sei qual é o grau da minha lesão mais parece ser III.
    Aguardei ansiosamente a cirurgia (diagnosticada por mais de 3 médicos do Pronto Socorro) por 12 dias e no 13 dia, um quarto médico pediu para olhar os "trocentos" raio X e surpreendentemente me deu alta dizendo que não haveria a necessidade de faze-la. Devo aguardar o retorno sem maiores preocupações ou preciso ir a um quinto médico?
    Já consigo elevar o braço para cima, pra frente, um pouco para traz, só não consigo fazer movimentos circulares. A tipoia quando uso por muito tempo causa queimação no ombro, isso é normal?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo passei por uma cirurgia agora de LAC tipo V, soube através do meu médico que era caso de cirurgia, aliás ele me disse que os casos de cirurgia são dos tipos: IV, V e VI. Além de conversar muito com o médico sobre a LAC eu li muito na internet, assisti os vídeos da cirurgia, e aprendi os tipos de LAC, no google é só você digitar LUXAÇÃO ACRÔMIO CLAVICULAR, ai você terá um mar de informações. Aconselho a procurar um quinto médico para uma nova avaliação, pois se o tratamento não for o correto, terá problemas no futuro. É só ler e boa sorte!!

      Excluir
  14. OLAAAAAA tudo bem?espero que sim =D.SOU JUDOCA E infelizmente tive um luxação acormocravicular de II...JA FAZ 2MESES E MEIO E AINDA SINTO UM POUCO DE DORES MSM PARADO,FASSO FISIOTERAPIA E JA ESTOU NA 6 SESSÃO...SERA QUE ESSAS DORES VÃO FICAR PARA SEMPRE????? TENHO CTZ QUE ESSA DUVIDA MUITAS PESSOAS TEM

    ESPERO QUE POSSA AJUDAR >< OBRIGADO
    ASS:GEOVANE
    EMAIL: geovane-ferreira02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal, sofri LAC grau 3 e fui operado. Já estou terminando a fisioterapia e todos os movimentos voltaram, cerca de 99%. Ainda não sei se terei 100% da força que tinha ou se chegará a ter.

    Enfim, minha dúvida e se pode ocorrer algum problema quanto a inspeção de saúde de algum concurso público de carreira policial por exemplo. Lembrando que não coloquei nem pino nem placa no ombro, mas sim uma amarrilha ( um fio específico) e o movimento está funcional e não tenho dificuldades para fazer barra e nem flexão.

    Caso alguém já tenha passado por isso e gostaria que compartilhasse de tal informação a respeito.

    Lucas
    Email: lucas.winning@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, desculpe a demora para responder sua mensagem. Mas hoje você já deve estar 200% recuperado. Countinue fazendo seus exercícios regularmente. E se alguma inspeção pública te barrar, o que eu duvido, peça um laudo de fisioterapeuta e ou ortopedista e entre num juizado de pequenas causas. Força e mantenha a musculatura do ombro sempre forte! Abraço!

      Excluir
    2. Olá Lucas,Sou Policial e sofri lesão III, estou há 5 semanas da recuperação e creio em DEUS que tudo me sairá bem. Porém a respeito de sua indagação sobre concurso público, faço saber que se você se recuperar bem e executar bem os exercicios previstos no edital, não havera problemas. Mas se houver alguma negação por parte da comissão é só acionar a justiça para assim mostrar que nada lhe impede fisicamente de exercer a atividade Policial.(HERISSON)

      Excluir
  16. E aí, tive uma LAC nível 3 na segunda, dia 25/02/13, e o médico do PS disse que a cirurgia seria necessária ou eu teria dor crônica. Já o especialista disse que a cirurgia é estética nesses casos, e que se eu cuidasse da lesão e fizesse fisio e musculação, tinha grandes chances de ficar bem. Com medo da dissonância das opiniões, acabei vindo à internet me informar um pouco mais (já que quero distância da cirurgia) e que ótimo encontrar esse post detalhado e de um companheiro desportista (sou praticante de jiu jitsu), relatando que pouco tempo depois estava de volta à atividade. Muito obrigado pelas informações e pelo relato da sua experiência, é reconfortante saber que logo posso estar de volta à atividade. Grande abraço!

    Murilo Pereira
    Joinville/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens cara pela explicação me sinto melhor agora ,sofri um acidente de moto 08/03/2013 e quebrei a clavicula direita e lac a esquerda nivel 3 ,estou me recuperando ,na hora do acidente a lac doeu mais que o quebrado ,dor muito forte,minha preocupação agora e duvida é que eu pratico musculação e meu treino é bem pesado agora é so o tempo para dizer se posso voltar no meu estilo de vida, e estava me preparando para competir o ano que vem na ifbb e nabba estreantes culturismo é foda...

      Excluir
    2. Bom saber que esse post ajudou vocês a entenderem um pouco mais sobre a LAC e as diferentes opções de recuperação. Posso dizer que hoje, meu ombro que sofreu a LAC é melhor que o outro. Mas pratico pilates durante a semana e nos finais de semana faço minhas travessias oceânicas de Stand Up Paddle. O segredo é condicionamento físico sempre!

      Excluir
  17. Excelente explicação. Já tive uma luxação grau III pegando onda. Fui consultado por um médico novo que indicou a cirurgia, depois fui até um ortopedista mais experiente e renomado. O referido disse que não precisaria fazer cirurgia. Ontem machuquei o outro ombro, creio que tenha sido G I ou II. Estou tomando antinflamatorio e analgésico. Irei usar a tipoia por 1 mês, mas gostaria até de remover a tipóia um pouco antes, ou seja, depois de 15 dias. O q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius, na minha experiência 15 dias já é o suficiente. Porém, seu parâmetro deve ser a dor. Só execute os exercícios nos quais você não sente dor. A lesão é como um corte na pele, só que nas estruturas internas. Se você sentir dor, quer dizer que está remexendo esse ferimento e atrasando a sua cicatrização. Esta regra vale para a fase inicial da reabilitação. Em fase mais tardias, aquela "dorzinha do alongamento" é normal e comum para o ganho de amplitude de movimento. Boa recuperação!

      Excluir
  18. Bom dia, sofri uma lesao acromio clavicular grau III, porem apos a cirurgia depois de 6 semanas a retirada dos pinos a clavicula ainda ficou alta, o medico disse q é normal e da pra viver assim normalmente. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, é normal a extremidade da clavícula que se conecta ao acrômio ficar ligeiramente mais alta que antes da lesão. Essa é apenas uma questão estética e não tem nenhuma relação com o sucesso da sua reabilitação. O importante é que a articulação esteja completamente funcional e sem dor. Esta será sua referência!

      Excluir
  19. Ola sofri uma lesao desse tipo ha 30 dias . Mas meu medico nao definiu qual foi onivel de minha lesao , com qual exame posso indentificsr o meu caso? sou judoca e dependo desse esporte. Tenho 16 an0s e sofro muito com dores e falta de.forca no braco lessionado. o tramento que ele me passou foi faze compresas com gelo 2 vezss ao dia durante 15 min . Issto ajuda ou preciso de mais algo?Neeses primeiros meses
    Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  20. Esqueci de.por o email - rafaeltalha2008@hotmail.com
    judoca 16 anos lessao ha 30 dias... Nao sei meu nivel d.lessao. Obrdo

    ResponderExcluir
  21. Olá, sofri uma lesão do tipo III(pelo menos foi o que os médicos(3) disseram) em um treino de jiu jitsu . Isso no dia 15/07/13. Hj é 26/07/13,ou seja, passaram-se 11 dias e praticamente não sinto dor, voltei a dirigir e não uso mais a tipoia. Não voltei a treinar ainda pois quero respeitar o prazo de 60 dias pelo menos e além disso o ombro ainda incomoda em algumas posições. Então eu fiquei pensando, ou os médicos erraram no grau da lesão ou realmente é possível estar cerca de 80% melhor nesse período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem tive uma lesão e os medicos disserão que era grau 3 meu caso foi esatamente igual ao seu mais ainda não operei e ja passarão 7 meses minha duvida e se pode ainda operar e se isso pode me prejudicar no futuro caso saiba te algumes enformaçãoes ficaria grato me email e juaogomes@hotmail.com

      atentamente

      joão gomes

      Excluir
  22. Boa tarde pessoal, sofri uma LAC grau III e fui operado. Hoje, após 25 dias retirei os fios de Kirschner.
    O médico me indicou somente movimentos de pêndulo até retornar em 40 dias para me liberar para fisioterapia.
    Gostaria de saber se devo/posso realizar outros movimentos. Abraços! Boa recuperação a todos!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, tive essa essa lesão ( grau 2 ) a dois meses atrás, fiz 10 seções de fisioterapia e fui liberado para voltar a fazer musculação. Ainda cinto dor no local é normal?

    ResponderExcluir
  24. meu osso acromio tá um pouco saltado depois q eu desloquei meu ombro na academia mais naw doi a região e mecho meu braso normalmente !! será c eu lesionei o acromiocravicular ? um está mais saltado q o uutro !!!

    ResponderExcluir
  25. caro senhor fisioterapeuta gastaria muito que me esclarece essa duvida a cerca de 7 messes tomei um tombo de moto e Sofri uma luxação acromioclavicular grau III não operei e não fiz fisioterapia pois 4 dias depois ja não doía eu trabalho na construção civil a única coisa que deu foi um caroço na ponta do osso e ficou levantado a minha duvida e se essa cirurgia ainda posso fazer depois de tanto tempo , e se isso pode agravar e me prejudicar no futuro

    atentamente joão gomes
    por favor me mande por email também

    juaogomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Sofri acidente e tive este problema, o médico não quis intervenção cirúrgica, mas também não me disse qual foi o nível da minha lesão, observando sua explicação imagino que a minha tenha sido no nível lll. Sempre fui adepto a musculação e fisiculturismo e bem obcecado pelo corpo e sempre levei muito a sério. Não fiz fisioterapia e aguentei a dor no "osso do peito", nem mesmo tipóia cheguei usar, fiquei uns 15 dias com muita dor e dormia muito mau, somente comprimidos pra dor (tilenol 750), depois a dor acalmou e também tive que me afastar uns 5 meses da academia, sem fazer nada de exercícios, nesse período apenas vivi a vida sem fazer nada de esforço. Depois que retornei aos treinos comecei a fazer movimentos de reforço dos músculos do ombro e agora com aproximadamente 1 ano e 6 meses de treinos musculação, noto que o ombro problemático tem diferença visível de tamanho, cheguei a pensar que teria sido melhor a cirurgia para deixá-lo esteticamente melhor. Também sinto pequenos estalos quando faço supino, não sinto dor e somente um desconforto muscular que também não é sempre que sinto. Será que no caso de fazer cirurgia, melhoraria esteticamente ??? Quando fico sem camiseta, dá para perceber uma diferença na largura do ombro, só que existe uma posição ou melhor uma postura que acaba por disfarçar um pouco. O que me diz sofre cirurgia neste momento em que não sinto dor nenhuma, estou muito bem fisicamente, mas o único "problema" (para mim) é estético. Gostaria da sua opinião. Grato

    ResponderExcluir
  27. há cerca de 2 meses sofri uma queda no campeonato de judo e acredito ter uma LAC mas pelo visto é de grau 1 tendo em vista que consigo até fazer flexões e não sinto nada, o problema é que o ombro ainda continua "deformado", o que devo fazer para voltá-lo ao lugar ?

    ResponderExcluir
  28. Oi colega do mar
    Sofri à cerca de 1 mês atrás uma LAC grau II a jogar futebol, mas qd fui ao hospital o médico disse apenas q não havia fratura e me mandou para casa com anti inflamatórios e análgesicos. Até há 4 dias atrás não fiz imobilização qs nenhuma e continuo com dor e sensação do ombro preso. Fui entretanto a um ortopedista decente que me falou pela 1ª vez na LAC. Vou começar a fisioterapia e laser. Será que esta perda de tempo vai difilcultar a recuperação. Estou cheio de vontade de jogar futebol e cair nas ondas, mas aqui em Portugal a água é gelada. Abraço MZ

    ResponderExcluir
  29. Sofri uma LAC de grau V, com isso foi necessário uma intervenção cirurgica, já faz 3meses que estou operado (cirurgia realizada dia 30/outubro/2014) Em Janeiro já havia concluido as sessões de fisioterapia, voltando pra academia no inicio de fevereiro sem dor e com total amplitude de movimento. Porém, sinto um certo medo de fazer alguns exercicios..faço trabalho pesado na parte do manguito rotador. Gostaria de saber se estou no caminho certo, se posso continuar o trabalho de hipertrofia e se irei readquirir a velha forma.
    Valeeu!! abraaços!

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bem? Estava dando uma olhada no seu blog,muito interessante,gostaria que você tirasse uma dúvida minha.

    Sofri um acidente de moto, tive uma LAC - II, no meu caso fiz a cirurgia e o médico me encaminhou para 10 sessões de fisioterapia e vou começar na terça - feira (11/02/2014),porêm, passai em concurso e preciso fazer o teste físico eu acredito que esse teste físico será no máximo em 30 dias, será que estari em condições de fazer a barra e abdominal remador após essas 10 sesssões? Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Sofri fratura de terço médio da clavícula sem desalinhamento,ao exame de tomografia e ressonância magnética,mostrou estruras preservadas dessa articulação acrômio-clavicular e ombro,mas sinalizou acrômio tipo 3;o acidente foi dia 20/03/14,já estou sem tipóia,movimento bem o braço,limitado pela dor justamente nessa região do acrômio ,foi indicado fisioterapia, é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  34. eu pratico judô e jiu jitsu e projetei é cai em cima do ombro direito isso foi no judo grau I eu posso voltar treinar ou não

    ResponderExcluir
  35. Olá. Eu tenho uma hipertrofia capsulo ligamentar na articulação acrômio-clavicular. Já fiz um monte de fisioterapia e não consigo notar melhora. Gostaria de poder voltar a fazer musculação um dia. Cirurgia pode resolver o meu problema?
    Ítalo Chaves, 32 anos.

    ResponderExcluir
  36. Olá, sofri acidente de moto em 2005, e tive luxação no ombro direito, na época o médico que me atendeu disse que ficaria tudo bem e que não era necessário fazer cirurgia, a mais ou menos um ano co.eçaram as dores constantes...Ainda consigo operar?

    ResponderExcluir
  37. boa tarde..sofri uma queda de skate no dia 26/04 e foi LAC III..a medica do Ps me deu remedios e me mandou pra casa...passeic om 3 medicos ortopedistas e todos falaram que é caso cirurgico, pois esta uma calombo no meu ombro...gosto de praticar esportes...sera q eh preciso mesmo cirurgia ou uma fisiterappia ja consigo um bom resultado???

    ResponderExcluir
  38. Ola sofri uma queda de skate tmb, e tive lac 3 porem gostaria de tirar duvidas de alguem que ja fez a cirurgia, pela deformidade gostaria de realizar tal , se puder me add no whatsapp 6984072716 me ajudaria

    ResponderExcluir
  39. Olá sofri um atropelamento que resultou numa lac III, o médico me receitou tipóia por 2 à 3semanas depois começar a fazer movimentos pendulares, e assim estou acidente dia 20/02/2016 já fazem 23 Díaz não sinto dor só em alguns movimentos, mais tenho sensação de que o osso da Clavícula está solto em alguns movimentos, será que com o tempo melhora, o médico falou que no meu caso não é fisioterapia e sim natação, depois musculação, se alguém puder responder agradeço, obrigado e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grau três sempre vai ficar deformação, mas será funcional e caso respeite todas as etapas da recuperação terá um ótimo desemprenho. Agora se vc for atleta terá que fazer a cirurgia.

      Excluir
  40. Olá, obrigado por manter esse blog. Venho pesquisando sobre o assunto, pois tive um acidente de moto há 4 meses atrás onde após ressonância, foi constatado uma subluxação AC grau 2. Desde então venho sentindo fortes dores que vão do pescoço até as mãos, além de zumbido pulsátil no ouvido. Também muitos estalos e crepitações nessa região, ao rotacionar o ombro e pescoço. Já fiz vários exames com vários médicos diferentes, como por exemplo, eletroneuromiografia, tomografia, etc, e todos deram normais. A fisioterapia parece não estar ajudando, pois mesmo fazendo apenas manipulação do ombro e exercícios bobos sem carga, volto para casa cansado e com dor. Gostaria de saber se é normal demorar tanto a recuperação para esse tipo de lesão e se pode vir acompanhada de tantos sintomas com exames neurológicos aparentemente normais. Não está sendo fácil conviver com tanto desconforto, gastando muito dinheiro com tratamento sem ver muitos resultados. Abss,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém está passando por algo similar e quiser compartilhar, estou à disposição.

      Excluir
    2. Passo por a mesma coisa amigo me chama no whatsapp
      016 993210656

      Excluir
    3. Passo por a mesma coisa amigo me chama no whatsapp
      016 993210656

      Excluir
  41. Parabéns. Tive uma LAC II na semana passada e desde então venho pesquisando bastante a respeito. Não havia encontrado um artigo tão esclarecedor quanto esse seu. Top! Parabéns, mais uma vez. Rumo à recuperação.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite doutor tive uma lesão dessa a exatamente 28 dias usei duas semanas de tipóia e depois tirei mais a dor é muita ainda há só pra constar o médico disse que tive uma lesão grau 2 retorno no médico e ele me disse 60 dias queto sem levantar o braço e aos poucos vai voltar ao normal será que procede ?

    ResponderExcluir
  43. Boa noite doutor tive uma lesão dessa a exatamente 28 dias usei duas semanas de tipóia e depois tirei mais a dor é muita ainda há só pra constar o médico disse que tive uma lesão grau 2 retorno no médico e ele me disse 60 dias queto sem levantar o braço e aos poucos vai voltar ao normal será que procede ?

    ResponderExcluir
  44. Prezado, quando é feita cirurgia por LAC e coloca-se o fio, a fisioterapia só se inicia após a retirada dos fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra situação. Você acha que a utilização de fitas kinesio ajudam a impedir ou estabilizar a deformidade após a cirurgia? Estou sentido a clavicular subir um pouco após a retirada dos fios! Desde já agradeço.

      Excluir
  45. OLA
    Segundo meu medico sofri uma LAC de grau II A III, sendo o diagnostico feito sem mesmo um raio x, nos primeiros 3 dias senti alguma dor e desconforto no local, dor essa moderada, a unica dificuldade que senti é fazer o movimento de tocar o outro ombro, nesse movimento causa dor, para elevar verticalmente e horizontal não sinto dores, medico receito uma injeção (BETA TRINTA) e por 10 dias o antinflamatorio XEFO 8MG de 12/12 horas, estou a 7 dias de lesão e sou praticante de jiu jitsu, segundo o medico não posso voltar a praticar pelo risco de agravar a lesão com o tempo, minha preocupação é se após recuperado vou poder retornar ao jiu jitsu? se alguem com um caso parecido entre em contato alexandrechavesdias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de dizer que tive uma lesão Lesão II a III, sou praticante de judô e me lesionei em treinamento em março 2017 procurei um especialista em ombro e após algumas seções de fisioterapia ajudou muito.
    Atualmente somente algum desconforto no ombro, ainda não voltei a praticar o judô, mas semana passada após muita insistência de um amigo, comecei a treinar jiu-jitsu, os professores da academia entenderam meu caso e me apoiaram, dizendo pra ir no meu limite, eu senti muita dificuldade técnica por estar começando, e também algum desconforto após o treino, estou pensando em continuar no jiu-jitsu e parar com o judô no momento, pois envolve muitas quedas que podem lesionar mais ainda a situação.

    Gostaria relatar que esse foi meu caso, acredito que não vai ser mais como era antes da lesão, mas é tudo uma questão de esforço e superação agora, mas lembrando que haverá sempre um limite de esforço. Pesquisei muito na internet e houvi muitos relatos de atletas profissionais que sofreram esse tipo de lesão e ainda competem em alto nível.

    Espero ter contribuído..

    Abraços.
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  47. Muito bom o texto! Mas gostaria de conhecer as referencias se possível.

    Cordialmente,
    Max

    ResponderExcluir
  48. Parabéns pelo excelente texto.
    Tive luxação acromioclavicular III praticando jiu-jitsu. Tenho 44 anos e dúvidas se deveria voltar a treinar. Fiz a terapia completa e penso em praticar natação sem interesse em competição, apenas por hobbie e perda de peso. É contraindicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo...Também tive esta luxação em uma queda no Jiu- Jitsu. Gosto muito da arte, porem, tenho dúvidas se voltarei, por questão de insegurança.. força e sucesso para todos nós! Deus abençoe nossa recuperação!

      Excluir
    2. Cleverson boa tarde gostaria de saber se conseguiu voltar a lutar Jiu-Jutsu?

      Usa algum equipamento para o Ombro?

      Excluir
  49. Olá! desconfio que tive uma lesão nível 1 ... estou colocando bastante gelo mas a dor ainda incomoda ao tocar o local ou esticar o braço esquerdo para direita... qual anti inflamatório ou analgésico vc me recomenda?

    ResponderExcluir
  50. Sofri grau 3, cai da bike e dei com o ombro direito no asfalto. Faz 31 dias, estou me recuperando bem, nao sinto mais dor, apenas um pouco de limitação em um
    Movimento. Acho que consigo escapar da cirurgia. Daqui mais dois meses
    Fala como estou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother no começo de agosto também tive a LAC GRAU 3, Também não sinto dor porém só alguns movimentos limitados comecei a fisioterapia agora pretendo fazer de 15 a 20 seções. Já tem 39 dias esse nosso grau quando não trata com cirurgia tem que ser paciente com as fisio e fortalecimento para voltar. Qualquer coisa chama eu no Whatsaap para analisarmos a evolução. DD 11 98319-5527.

      Excluir
  51. Tive uma lac grau 3 também faz 5 dias, ainda estou de tipoia e quase não sinto mais dores, a minha preocupação é se aparece em raio x do tórax essa lesão, passei em um concurso público e dentro de 1 mês farei os exames médicos em que terá apenas um raio x AP de tórax, gostaria de saber se isso pode me reprovar visto que pelo jeito com o tempo , com a recuperação correta, não limita em nada, e parabéns pelo post, me tranquilizou muito , estava com medo de não conseguir passar no teste físico que é daqui mais de 3 meses e pelo seu post deu pra ver q 2 meses já dá pra ficar muito bem ! Abraços !

    ResponderExcluir
  52. sofri a lesão acromioclavicular. não sei se é grau três ou dois, faz seis dias hj. sinto dores ao tentar levantar o braço. não consigo ficar com a tipóia o dia todo,quando tiro ela mantenho meu braço em posição de imobilização. estou colocando a bandagem de esparadrapo . tem problema eu colocar essa bandagem ??

    ResponderExcluir
  53. How to Play Baccarat - Baccarat in Rome, UK - WURRI - Wolverione
    You can also get a bet on kadangpintar live online Baccarat in Rome, which is a หาเงินออนไลน์ very popular online baccarat 바카라 사이트 table. It offers a great selection of popular games

    ResponderExcluir